Gestão de estoque: melhores práticas para o cenário digital e ágil baseado em dados

A gestão de estoque é uma das grandes preocupações e desafios das empresas. Essa prática é de grande importância, pois evita excesso de mercadorias e ajuda a empresa a manter uma operação saudável.

Sem ela, há risco de prejuízo financeiro e inabilidade de atender a sua demanda, algo que pode prejudicar imensamente o negócio.

Entretanto, além dos benefícios óbvios da gestão de estoque, ela oferece muitas outras vantagens, principalmente quando tem auxílio de tecnologia e automação.

A importância de uma gestão de estoque

A necessidade de uma boa gestão de estoque é algo latente, como citado anteriormente. Ter prejuízos significativos é facilitado pela falta dessa prática, como falta ou excesso de produtos e até mesmo ter produtos ultrapassados em estoque.

A gestão de estoque permite que as demandas de produto de seu negócio, seja em período de alta ou baixa procura, sejam atendidas, ajudando a sustentar suas operações.

Também é possível entender através dela quais produtos dão mais lucro para as empresas, o que ajuda a entender melhor seu público e direcionar melhor os investimentos.

Além disso, impacta diretamente na saúde financeira de sua empresa, gerando redução de custos e garantindo a disponibilidade de recursos, influenciando também as ações de outros setores, como marketing, por exemplo.

Os benefícios de uma transformação digital acelerada

Em paralelo, a transformação digital tem trazido inúmeros benefícios para o mundo corporativo. Em particular, é possível notar no varejo algumas mudanças importantes durante os últimos anos.

As empresas que acompanham essa mudança geralmente desenvolvem uma maturidade digital, que é muito importante para otimizar processos e lucros.

Segundo um estudo da Mckinsey, as empresas que são líderes em maturidade digital no Brasil atingem uma taxa de crescimento de EBITA em até três vezes maior do que as outras empresas.

Porém, um estudo da FDC aponta que apenas 36% das empresas brasileiras já atingiram um nível ideal de maturidade digital e 45% estão no caminho para atingi-la.

Neste aspecto, é importante entender quais são os benefícios da transformação e maturidade digital nas empresas.

Maior lucro e eficiência

Com o auxílio da tecnologia, é possível controlar detalhes como entrada e saída do produto no estoque, nível do estoque para reposição ou ações estratégicas e sua data de vencimento.

Otimização de fluxo

É possível aplicar otimizações que ajudam a manter o controle de estoque e evitar perda de produtos, estabelecendo fluxos para priorizar produtos armazenados há mais tempo na hora da compra, por exemplo.

Novas oportunidades

Uma grande preocupação também é o desperdício de produtos, que pode ser evitado com a identificação de itens próximos da validade para realizar ações ou estratégias que ajudam a diminuir e prevenir prejuízos.


A gestão de compras

Esse conceito pode ser definido por uma série de estratégias para aquisição de insumos para a produção de uma empresa. Ela ajuda na aquisição de materiais de escritório ou até dispositivos utilizados no dia a dia, como notebooks ou desktops.

A gestão de compras também afeta diretamente na gestão de estoque, pois ajudam na administração de toda a cadeia de suprimentos do negócio.

A importância de integrar a gestão de estoque e compras

Como citado acima, ambas as práticas devem andar em conjunto. A gestão de compras pode fornecer dados que ajudam a ter uma visualização estratégica da demanda real da empresa.

A integração dos dois conceitos ajuda a evitar falta de produtos ou excesso em estoque, e auxilia a ter menos perda de produtos ou compras duplicadas, afetando diretamente os resultados da empresa quando trabalhados em conjunto.

Como ter uma gestão de estoque estratégica

Considerando os fatores anteriores, como é possível implementar ações para ter uma gestão de estoque eficiente e estratégica? Há algumas ações essenciais para isso.

Atenção ao consumidor

Os hábitos de compra atualmente são voláteis. O cliente tem muitas necessidades novas e o ideal é sempre avaliar os produtos que possuem giro maior e menor. Assim, é possível centralizar esforços nos produtos que têm mais chance de venda.

Estoque em dia

Para garantir dados corretos e eficientes, é importante ter uma contagem exata dos itens de estoque, evitando erros ou obstáculos nos processos operacionais.

Identifique novas oportunidades

Uma boa estratégia para evitar prejuízos é manter um planejamento equilibrado de estoque, e procurar se adequar a novas demandas identificando novas oportunidades de negócio em seu nicho de mercado.

Eduque sua equipe

Para o sucesso da implementação de novas estratégias, é necessário que todos da equipe estejam alinhados com as novas propostas. Treinar o seu time para que eles saibam utilizar novas metodologias ou tecnologias ajuda a ter um engajamento maior, resultando em maior produtividade e resultados.

Use a tecnologia a seu favor

Como citado anteriormente, a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de estoque eficiente. Entender suas necessidades e contar com uma solução ideal para sua empresa pode trazer muitas vantagens e otimização de custos e produtividade.

Por isso, é importante ter um bom nível de maturidade digital e contar com a transformação digital para evoluir seu negócio.

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